Conteúdos Digitais

Documento Digital – Produção de Conteúdo Digital


     Informação compreende qualquer conteúdo que possa ser armazenado ou transferido de algum modo, servindo a determinado propósito e sendo de utilidade ao ser humano. Trata-se de tudo aquilo que permite a aquisição de conhecimento. A informação digital é um dos principais, senão o mais importante, produto da era atual. Ela pode ser manipulada e visualizada de maneiras distintas. Assim, à medida que a informação digital circula através de fluxos de trabalho que atuam sobre ela, sua representação e formato sofrem modificações, visando atender demandas específicas.
     Dentro deste contexto, a produção de jornais, revistas e periódicos constitui uma das primeiras áreas onde as tecnologias para produção de conteúdo digital foi empregada e, hoje em dia, a maioria desses editores trabalham com conteúdo em diversos formatos como, por exemplo, XML (Extensible Markup Language). XML é uma metalinguagem que separa conteúdo de apresentação, oferecendo flexibilidade, interoperabilidade, extensibilidade e, principalmente, reuso. Dentre esses aspectos, a possibilidade de fácil reuso de conteúdo em diferentes mídias além do uso de recursos multimodais e elementos interativos abre o leque para inúmeras aplicações. Nesse sentido, se considerarmos, por exemplo, a área de educação, pode-se explorar formas de publicação de documentos digitais com conteúdos pertinentes ao campo da física computacional, matemática, química, dentre outras.
     Cabe salientar que ao se prover documentos digitais com recursos multimodais e elementos interativos, permite-se tanto um acesso mais fácil quanto um entendimento maior desses conteúdos. Importante ainda observar que uma forma de transmitir conhecimento tácito é integrando simulação, por meio de elementos interativos, a documentos digitais. Como resultado, consegue-se ampliar a população alvo para difusão, aprendizado e uso de tais informações.
     É importante ressaltar que com a popularização da Internet ao longo dos últimos anos, a inserção da XML e tecnologias suplementares de mídia digital têm redesenhado o cenário da produção dos, então, denominados documentos digitais. Nesse sentido, um documento digital pode conter figuras, gráficos, dados estruturados, representações dependentes do tempo como filmes, programas computacionais, dentre outras formas de visualização. Incorporar recursos adicionais de multimídia ao conteúdo textual promove a visualização multimodal, beneficiando várias categorias de produção de conteúdo digital. Além disso, o documento digital possibilita o entendimento de assuntos difíceis e abstratos em diversas áreas da educação. Perceba ainda que a utilização de recurso multimodal contido nos documentos digitais serve ainda para prover significativa parcela da população de acessibilidade a uma gama variada de conteúdo de maneiras distintas. Dessa forma, por exemplo, pessoas com deficiências visual, auditiva ou outros que tenham dificuldade de lidar com conceitos abstratos podem tirar proveito do acesso a documentos digitais.
     Uma das principais questões na produção de conteúdo digital trata-se do método utilizado para representação de dados. Aliado a esse aspecto, outros requisitos que necessitam ser atendidos compreendem interoperabilidade, escalabilidade e flexibilidade. Nesse sentido, a XML oferece uma forma simples de representação e organização de dados, bem como torna o problema de incompatibilidade de dados gerenciável. Aliado a esses fatores, tem-se um subconjunto de padrões globais derivados da XML que são empregados no processo de produção de conteúdo digital como, por exemplo, MathML (Mathematical Markup Language), SVG (Scalable Vector Graphics) e SMIL (Synchronized Multimedia Integration Language).